February 27, 2024

Quatro chaves para a recuperação da saúde mental

As doenças mentais podem ser incapacitantes e desmoralizantes. Pode-se encontrar inúmeros conselhos sobre como manter a saúde mental e reconhecer uma doença mental, mas hoje eu gostaria de destilar os fatores críticos para a recuperação da Clínica de Recuperação para dependentes químicos em João Pessoa saúde mental em quatro pontos sucintos. Os quatro fatores mais críticos na recuperação da saúde mental são: moradia, emprego, estabilização da medicação e interferência dos sintomas e desenvolvimento de uma rede social.

A moradia é uma das necessidades humanas mais básicas, independentemente de a pessoa ter uma doença mental ou ser considerada totalmente saudável. Quando se revisam as estatísticas, a taxa de indivíduos sem-teto que sofrem de uma doença mental não tratada é positivamente alarmante. O que é ainda pior é que, se esses indivíduos não puderem pagar um abrigo básico, há pouca esperança de que estejam recebendo os medicamentos adequados, o que significa que uma espiral descendente contínua está prestes a ocorrer. A obtenção de moradia estável é provavelmente o fator mais importante para os consumidores de saúde mental no caminho da recuperação.

Agora é hora de explorar o que profissionais e consumidores podem fazer para obter moradia. Para os profissionais de saúde mental, deve-se concentrar em encontrar moradia acessível ou subsidiada pelo governo para o consumidor de saúde mental, idealmente em uma situação que os remova de seu ambiente imediato (pois é propenso a levar a recaídas ou abuso contínuo de substâncias, etc.). A maioria das grandes cidades tem complexos de apartamentos de baixa renda subsidiados pelo governo que você pode procurar por esses consumidores. Para o receptor de saúde mental, deve-se reconhecer que a moradia é fundamental para quase todas as funções da vida e procurar moradia em um abrigo é muito melhor do que acabar nas ruas. Além disso, será necessário um endereço para encontrar emprego e receber pagamentos de seguro social se as qualificações para tais pagamentos forem atendidas, tornando a moradia crucial para a recuperação da saúde mental.

Depois de encontrar moradia, o emprego é essencial no caminho para o empoderamento e a autossustentabilidade. Um ponto é crítico, no entanto: não assuma muito rápido. Não há problema em reentrar na força de trabalho lentamente. Pegue uma posição de meio período, ajuste-se a ela e, se sentir que está pronto depois de um ou dois meses, assuma uma posição de tempo integral. Este também é um ótimo momento para voltar à escola, se você estiver pensando nisso. Qualquer coisa com uma habilidade técnica o colocará em uma posição muito melhor, então incline-se para isso, se puder.

Para profissionais de saúde mental interessados em matricular seus consumidores no ensino superior como parte de seus planos de tratamento, um ótimo lugar para orientá-los é em cursos de informática que lidam com Microsoft Access, Microsoft SQL, C++, Java, C# ou programação Python. Esses trabalhos são muito procurados, têm bons salários e podem até ser feitos remotamente de casa em muitas situações.

Com o emprego vem a preocupação com a gestão do dinheiro. Se um indivíduo com doença mental não puder administrar seu dinheiro de forma responsável, um membro da família ou um fundo do centro de tratamento deve receber o controle do financiamento do indivíduo. Agora, este é um assunto muito delicado, portanto, se um consumidor de saúde mental está de fato abrindo mão do controle do financiamento para garantir que nenhuma compra de substâncias ilegais ocorra, deve-se garantir que o programa de controle seja respeitável, em boas condições e administrado com competência.

A medicação e a estabilização dos sintomas são a terceira das quatro chaves para a recuperação da saúde mental. A proporção adequada de medicamentos pode levar tempo e alterar os equilíbrios químicos e hormonais de uma pessoa, portanto, pode ser um processo bastante doloroso, mas vale a pena a batalha. Tantos colapsos se devem ao fato de os consumidores de saúde mental abandonarem seus medicamentos ou saldos inadequados de medicamentos, o que é uma farsa, considerando a possibilidade de evitar essas ocorrências. Reserve um tempo para encontrar a combinação certa, isso permitirá a estabilização dos níveis de interferência dos sintomas, o que contribuirá para a capacidade de manter um emprego adequado, capaz de pagar moradia e independência adequadas.

A quarta e última chave para a recuperação da saúde mental é construir uma rede social forte e proativa. Isolamento e alienação são muito comuns entre aqueles com doença mental que passaram por um grave surto psicótico. É preciso buscar uma rede de apoio, seja ela composta por familiares, amigos ou outros indivíduos no caminho para a recuperação de sua própria doença mental. O modelo American Clubhouse para instalações de saúde mental é ótimo para encontrar uma rede social ativa. Enquanto alguns consumidores reclamam que tais grupos apenas sentam e conversam, com o tempo essa conversa se transformará em empreendimentos produtivos e voltados para o emprego. Deve-se, no entanto, afastar-se de qualquer rede social que possa contribuir para uma recaída da condição mental original.